terça-feira, 9 de agosto de 2011

Vivendo nas Adversidades (Parte 1)



Ao estudar a Bíblia notamos que Deus dedicou mais espaço sobre a vida de José do que para qualquer outra pessoa do Velho Testamento. José teve mais espaço que Davi, Moisés e Abraão (Veja isso em Gênesis 37 a 50). Sabem por quê? Eu suspeito que seja porque todos nós estamos de algum modo relacionados com José.
José passou por muitos problemas e adversidades.
Por muitos anos a forma mais comum de medir o potencial de alguém era através do Quociente de Inteligência (Q.I.). Mais tarde se verificou que não era um método perfeito pois alguns chamados “gênios”, não se adaptavam bem nas atividades que se dedicavam. Depois, em anos mais recentes,alguns estudiosos estabeleceram o Q.E. , Quociente Emocional, que mede relacionamentos e comportamentos. Então, surgiu Paul Stoltz,que escreveu “Quociente de Adversidade Q.A.. O livro relata o valor das pessoas que transformam barreiras em oportunidades. Ele levanta uma questão importante: Por que algumas pessoas com capacidades a condições semelhantes têm sucesso e superam dificuldades, quando enfrentam certas situações, enquanto a maioria fracassa? Por que tantos falham em usar todo seu potencial?
Por que alguns após falharem, levantam e batalham até vencerem na vida...enquanto outros deixam de tentar após o primeiro fracasso?
A maior parte das pessoas bem sucedidas têm Quociente de Adversidade (Q.A.) alto. Como resultado disso, as empresas procuram profissionais que tenham superados fracassos. Pessoas que falharam , mas retornaram, perseveraram e venceram. Levantaram após terem caído...recusaram se render.
Por exemplo, Thomas Edson, era considerado estúpido por seus professores.Mas, fez centenas de experiências fracassadas , até inventar a lâmpada.
William Carey, é considerado o “Pai da Missões Modernas”. Era pobre, ganhava a vida como sapateiro, e enfrentou muitas barreiras. Largou a escola cedo e foi estudar sozinho. Aprendeu latim, grego e hebreu. Ofereceu-se para ser missionário na Índia.Trabalhou duro 7 anos para ganhar o primeiro hindu para Cristo. Levou muitos meses na tradução da Bíblia para um dos dialetos da Índia. Quando estava quase no final, sua casa pegou fogo e ele perdeu todo o seu trabalho. Sabe o que ele fez? Acordou no dia seguinte e começou tudo de novo.por 40 anos foi missionário naquele país. No final, tinha traduzido a Palavra de Deus para 34 idiomas e dialetos hindus. William Carey, certamente tinha o Q.A. muito alto. Paulo, e muitos outros também o tinham.
E você? Qual o seu Quociente de Adversidade (Q.A.)? Alto, médio ou baixo? Você está passando dificuldades no momento? Quais são? Como você está se comportando diante dessas adversidades? Numa outra oportunidade , vamos falar escrever sobre José e suas adversidades.Amém?
Preparado por: Edmundo G. Xavier - Evangelismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário