terça-feira, 27 de dezembro de 2011

NATAL É CRISTO E O QUE ELE FAZ NA MINHA VIDA


“E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2.10-11).

Filmes e comerciais de TV são repetitivos nesta época do ano, todos os anos. Quer ver? Quem já não viu esta frase em filme ou comercial de TV: “o verdadeiro significado do natal”. Bem, daí eles dão o significado que quiserem. Invariavelmente são programas bastante emotivos e alguns até com certa profundidade. Mas não comunicam o verdadeiro natal.
Contudo, nós sabemos o que realmente significa o natal: Natal é Jesus Cristo. Natal é sentir a presença de Deus nas vidas. Natal é reconciliação entre Deus e a humanidade. Natal são, como cantaram os anjos para admiração dos pastores, as boas novas aos homens.
Assim, natal é Jesus e tudo aquilo que Ele nos deixou, tanto no que diz respeito à salvação quanto aos seus ensinos.
Quanto à salvação, tudo bem. A gente lembra e fica muito feliz. Mas e os Seus ensinos? Lembramos do Sermão do Monte? Lembramos do chamado de cada um para carregar sua cruz e segui-Lo? Lembramos da Grande Comissão? Lembramos da exortação a Pedro, no sentido de que apascentasse as ovelhas de Deus?
Veja, então, o quão abrangente é o natal. Tanto que, por vezes, deixamos escapar algumas coisas importantes.
Meu querido irmão, o natal (...) o verdadeiro natal, de fato, é Cristo. Mas sempre estará relacionado com comunidade, com algo coletivo, com algo de comunhão. O próprio Apóstolo João exclama: “Se não consigo amar o irmão que vejo, como amarei a Deus, que é invisível?” (I João 4.20).
Então isso tem de começar com quem realmente sabe o que seja natal. Ou seja, tem de começar na igreja.
Assim, pare e reflita, com sinceridade. Será que não estou com alguma picuinha com outro irmão? Será que ainda guardo algum rancor de algum irmão que me ofendeu? Será que há uma ponta de orgulho que me impede de pedir perdão por uma ofensa que cometi (mesmo aquela ofensa que se comete “sem querer”)? Será que tenho procurado, de fato, andar em união e harmonia com os demais irmãos?
Irmãos, o natal é Jesus. Mas Ele deixa a marca do natal em nossas vidas, tanto pelo que Ele fez quanto pelo que Ele nos ensinou. Então, se Jesus olhar diretamente no nosso coração (e, acredite, a Bíblia diz que Ele faz isso), Ele verá o reflexo do natal nas vidas. Será que Ele verá um coração disposto a perdoar e pedir perdão, um espírito que não guarda rancores e um discípulo (a) pronto a seguir tudo o que Ele mandar?
Convido você a fazer essa reflexão e, sendo necessário, tomar iniciativas: peça perdão e libere o perdão! Não permita que picuinhas distorçam o natal que Jesus fez na tua vida. Seja um verdadeiro discípulo que pratica o verdadeiro amor.
É natal! Então aproveite essa data para, de fato, viver natal que Cristo nos deu e ensinou!
Feliz natal!

Um comentário: